Para curar um Coração Partido

Hoje pela manhã vi uma postagem que despertou minha solidariedade, ainda que por um motivo “bobo”: um coração apaixonado e partido. Bobo porque o amor é bobo quando está totalmente entregue, sem domínio de si e sem noção de limites para sofrer. Lembrei de todas as vezes em que meu coração foi ao chão, partiu-se em pedaços e depois tornou-se meu tesouro.

Para curar um coração partido é necessário um copo, uma garrafa ou qualquer coisa que te permita se entregar ao sofrimento no momento mais importante da dor: quando ela vem junto com uma verdade que você daria a própria vida pra ser mentira. O dom do álcool é de baixar nossa guarda e raciocínio, então a gente sofre de verdade, fala o que tem pra falar, chora o que tem pra chorar. Algumas pessoas precisam de somente de uma garrafa, outras de um senhor porre. Há ainda quem se entregue a uma fase inteira de sofrimento regado a álcool e que ingenuamente tenta disfarçar cantando refrões como “Tô solteiro em Salvador”, mas quem está bem percebe quem está mal, e é por isso que essa pessoa sempre volta pra casa sozinha ou acorda insatisfeita na manhã seguinte.

Coração partido que se preze tem uma playlist pronta pra escutar quando alguém joga a toalha. Se você não tem, recomendo essa aqui (não é minha mas acho que é do gosto da grande maioria). Não tem nada melhor que chorar 2 horas seguidas ouvindo a mesma música programada pra repetir até o mundo acabar. Poderia citar as minhas aqui.. Mas aí seria revelar demais da minha intimidade e o Travessias não é pra isso! Mas libero aqui alguma coisa que já me ajudou a botar a tristeza pra fora:

Still Loving You- SCORPIONS , 
Hello- ADELE, 
My Immortal - EVANESCENCEEqualize - Pitty, 
Everybody Hurts - REM, 
Nothing Compares 2U - Sinéad O'Connor, (essa é forte!)
Beware of Darkness - George Harisson, 
Fields of Gold - Eva Cassidy,
etc etc etc

Um coração partido precisa de amigos de verdade. Aqui cito como exemplo uma amiga que estava super bem mas me acompanhou em cada degrau da dolorosa descida ao poço que vivi uma vez. Amigos de verdade reservam um espaço no coração deles pra sentir com você o que quer que você esteja sentindo. Então não custa nada ligar pra eles, visita-los ou aceitar os convites mais sem graça que eles possam fazer a você nessa fase: eles podem ser aquela corda que você precisa pra sair dessa, meu chapa.

Uma vez em cacos, um coração partido precisa de cola, tempo e carinho. Não deu certo? Paciência. Se você perdeu um grande amor, saiba que você não perdeu a capacidade de amar novamente, porque seu coração pode estar aos pedaços, mas ele ainda está aí dentro de você! Arregace as mangas, mãos à obra. Vamos colar os pedacinhos.

Quando um amor se vai, há que se fazer uma faxina e colocar numa caixa tudo o que ele esqueceu de levar consigo e dar um jeito de tirar de perto de você. O sofrimento não vai passar ao final do dia, mas uma faxina na casa, na vida e na alma com certeza vai te permitir respirar um ar mais limpo, livre da escuridão que o amor que foi embora deixou na sua vida. Vai amenizar a dor, eu prometo. E se você estiver precisando perder peso, olhe-se no espelho. Bingo, mais magra! Hahahah sim, eu sempre vi isso como algo bom quando esse tipo de coisa me acontece e aproveito pra usar todas as roupas que os quilinhos a mais não me permitiam. Vista sua roupa preferida e vá dar uma volta, vá comprar pão, pagar uma conta. Apenas vá viver um pouco(mais leve depois da faxina).

Coração partido tem boa memória. Então, se você automaticamente vai se lembrar daquela pessoa quase sempre (sem eufemismo sempre no intervalo entre um pensamento e outro), evite redes sociais. Abra mão das desculpas que podem surgir pra você ver o perfil dele (a), do amigo dela (e), apenas PARE. O que acontece com quem está tentando parar de fumar toda vez que vê um cigarro? Pois não queremos que isso aconteça com você. Então respira fundo e apaga esses aplicativos. SE quiser, ponha uma meta. No máximo você vai ficar até menos dependente do seu celular e de memórias que não te farão bem agora.

Filmes, livros, amigos, Tv, tudo o que puder preencher sua cabeça de forma a te fazer pensar em outras coisas, CONSUMA. Mas seja prudente, jovem. Lembra daquele curso de inglês que você queria fazer e não tinha tempo? E a academia, era no mês passado que você ia voltar, não era? Cadê aquele seu amigo que você não visita há tanto tempo, e aquela cidade que você sempre quis conhecer … Por que não AGORA? O presente é tudo o que você tem, então use-o a seu favor. Encha esse coração com novos sonhos, desejos SEUS, semeie interesse e amor por hábitos, causas, plantas, pela sua vida. Que tal voltar a viver um pouco?

FAÇA LISTAS! Senhores, eu AMO listas. Todas as minhas listas tem um propósito e nunca me deixaram na mão. Por isso considero altamente recomendável, principalmente AGORA:

  1. Lugares que eu quero conhecer
  2. Comidas que ainda não provei
  3. Livros que quero ler
  4. Filmes que preciso assistir
  5. Pessoas de quem preciso pedir desculpas
  6. Pendências na faculdade
  7. Pendências no trabalho
  8. Pendências em casa
  9. Hábitos que quero ter
  10. Hábitos que quero abandonar 
  11. Listas listas LISTAAAAASSSSSSS (perdão, sempre me empolgo com listas).

Talvez pare de doer no mês que vem, talvez só em 2019. Mas o que vai fazer diferença é o que você vai estar fazendo com sua vida enquanto seu coração se recupera. Continuar sofrendo e alimentando essa dor, transformando essa perda numa causa pro resto da sua vida não é saudável. Simplesmente encare o sofrimento, mas não se entregue. Se você tem alguma crença, abrace-a. Se você é como eu e gosta de ficar num monastério imaginário em silêncio total, dane-se o mundo, tranque a porta. Mas não se permita um coração remendado, não aceite sobras nem fantasmas na sua vida. Essa é a única chance que você tem pra viver tudo o que puder. Aproveite cada segundo, seja ele de dor ou de alegria.

No fim as coisas se ajeitam. Todo término é também o encerramento de um ciclo, e todo ciclo traz renovação e continuidade. Não deu certo? Paciência. Mas você viveu uma história que te tornou mais forte e experiente, mais consciente da sua capacidade de ferir e ser ferido, de amar e ser amado. Podem bater o pé e dizer que só dá pra amar uma vez na vida. Eu prefiro dizer que sua única obrigação nessa vida é aprender a SE AMAR. Todo o resto vem no combo!

Namastê!

 

19 thoughts on “Para curar um Coração Partido

  1. O coração só bombeia sangue para o corpo. Tudo está na mente. A linha é tênue entre a matéria e o espiritual.

    Trilha sonora para superar as desilusões:
    Raimundos — Puteiro em João Pessoa;
    Rogério skylab — Você é feia;
    Raimundos — Toco;
    Raimundos – Tora Tora;
    Raimundos — Esporrei na Manivela;
    Raimundos — Carro forte ahaha.

  2. Belíssima reflexão, mesmo diante do rompimento afetivo muitos são os caminhos que podemos seguir, mas que precisamos respeitar o nosso tempo – tempo para assimilar, aceitar e superar. Amigos e fazer o que gostamos são importantes estratégias para esses dias de bad. Amei a dica das listas!
    Super beijo Marília!

  3. Lista para se recuperar desses paranauês:
    5kgs de picanha;
    5kgs de linguiça de frango;
    1kg de sal grosso;
    1 saco de carvão;
    “beico” para ficar “de BEICOavida”;
    Cachaça da sua preferência;
    20kgs de Gelo;
    Açucar pra cacete;
    Pão com alho;
    Maconha;
    Cerveja de sua preferência;
    Dominó;
    Sinuca;
    Umas capivaras pra animar a festa, que estejam clinicamente saudáveis.
    Trilha sonora: a discografia do raimundos e aquela música do asa de águia que dizia: “… Xô Satanás”

  4. Nossa! super me identifiquei com teu post!
    Superar as adversidades afetivas é bem difícil, às vezes nem sabemos por onde começar; Uma coisa é verdade: temos que enfrentar e agir. Foi como dissestes sobre se reconstruir… para se reencontrar e ficar mais forte.
    A verdade é que o tempo nos revitalizará de todas as mazelas que insistem em nos tirar do nosso estado normal de consciência.

    1. Enfrentar e agir, Suellen! E como diria uma amiga minha, fazer desses caquinhos um mosaico lindo que deixa a luz do sol passar e irradia nossa alma com as mais lindas cores! Obrigada por ter compartilhado seus pensamentos, volte sempre!!! 🙂

  5. Realmente superar um coração partido é muito difícil e tem vezes que parece, inclusive, um tanto impossível. É bem difícil ser preterida, ser deixada, e o mais difícil é seguir adiante. Parte da gente se vai quando a pessoa amada parte, e nos parte por dentro, e por fora.

    1. Nossa, Paula… você falou exatamente o que eu só consegui explicar como “dor”. Ainda não sei se é dor na alma, no ego ou no coração mesmo… certamente seguir adiante quando se é preterida é uma guerra travada contra o próprio sentimento e a favor do nosso amor próprio. Muito obrigada por partilhar isso…

  6. olia gotei doki tu iskrevel ai as pesoa nao liga mais pru sentimentu das otra e asi fica mutu xatu sabi as pesoa tenki ser mas amaveu uma cas otra sinam u mudu fica asi meiu rui eu tinia um amor ki nam foi corespondi e foi mutu rui pa tira da cabeca mais ca ajuda di Deus cunsigui supera vc iscrevi mutu bem parabeins

  7. Se seu coração tem buraquinhos, juntas poderemos ajudar, nós vamos curá-lo com muito carinho
    E com muito amor ele vai sarar ???

  8. Beriberi( aquele íntimo), vou te contar em prosa e verso num cordel original. Na real, isso vai parecer mais uma consulta que um mero comentário. Bem, cigano Igor, conheceu uma moça. Essa moça tem uma filha. Cigano Igor, odeia crianças. Mas, se encantou pela moça. E gostou demais da filha da moça! Considerou até constituir uma família. Essa moça desguiou Cigano Igor. Se distanciou, o desprezou e e etc. Combo completo com fatality e brutality/no mercy at all.
    Meses depois, cigano Igor e a moça se reaproximaram, porém a moça lançou uma friendzone.
    Cigano Igor insistiu e conseguiu uns beijinhos, mas a moça é fria. Ou não gosta do cigano Igor.
    Cigano Igor ainda insiste no contato com a moça , porém a moça não o corta, mas também não lhe permite cortejá-la de forma carinhosa.
    Os amigos do cigano o aconselharam sair fora deste melodrama mexicano.
    Pergunta-se:
    O que o cigano Igor deve fazer?
    a) desiste da moça e vai em busca de outras moças ;
    b)insiste e ainda tenta ser o último cara legal da moça;
    c) vira praieiro, guerreiro e fica solteiro em salvador;
    d)se isola e tenta parar de ver em outros rostos o rosto da moça;
    e) Nenhuma das alternativas anteriores.
    Comente e fundamente.
    Essa história é meramente fictícia e qualquer semelhança é mera coincidência.

    Namastê!
    Trilha sonora: my stupid big mouth – John Mayer.

      1. Poxa, Beriberi, mas assim, vou dar maior “BANDEIRA”. E nem tuberculoso estou.
        Acho que é melhor viver de esbórnia e psicotrópicos que me distraem da realidade e me levam a um plano paralelo de bem estar e senso de leveza. Curto Argentina nam. No me gusta bailar el tango, y ademas, creo que soy un pésimo bailante.
        Gracias guapacita!

        Om ??‍♂️

  9. Belo texto, Marília. O sofrimento é sempre uma fonte farta de aprendizado e sabedoria. Sem ele, cometeríamos sempre os mesmos que jamais gostaríamos de ter cometido…

    E cantar é sempre bom!

    Beijos.

  10. Cigano Igor não vai mais incomodar. Mil perdões por quaisquer comentários infelizes da parte dele.
    Minhas sinceras desculpas.
    Parabéns, continue com o Blog. Muito sucesso na sua nova jornada. Que Deus te ilumine????
    Cigano Igor, o fracasso personificado.☹️☹️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *